Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura

  • 13/05/2024
Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura
Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura (Foto: Reprodução)

O Ministério da Cultura anunciou uma lista contendo 30 propostas destinadas a integrar o novo Plano Nacional de Cultura. Se aprovado pelo Congresso, o plano estabelecerá as metas para o setor nos próximos dez anos.

Sob a liderança da ministra Margareth Menezes, a pasta está promovendo a criação de um programa que inclui a “formação para uso da linguagem neutra” por parte de estudantes, educadores e gestores.

Dentre as propostas estão mudanças em algumas palavras, como por exemplo, "todos" e "todas" seriam substituídas por "todes", enquanto "menino" e "menina" seriam substituídas por "menine".

O documento com as 30 propostas de políticas públicas, aprovadas como prioritárias durante a realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), foi dividido por eixos temáticos.

O tema “linguagem neutra” está inserido no eixo 4 da proposta, intitulado "Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”.

(Foto: Reprodução)
Página da proposta do Plano Nacional de Cultura. (Reprodução: Minc)

Após o envio do projeto para a Câmara dos Deputados pelo governo, a proposta será analisada pela Comissão de Educação, que é presidida por Nikolas Ferreira. Controlada por maioria conservadora, é improvável que o projeto avance no Congresso.

O novo Plano Nacional de Cultura propõe que os programas de educação e capacitação de professores sejam financiados pelos contribuintes.

A proposta destina uma parte do imposto de renda tanto de pessoas físicas quanto jurídicas para um fundo cujo objetivo é promover “a diversidade de linguagens, de segmentos e de expressões” e a “participação acessível, inclusiva e universal”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/governo-propoe-formacao-para-uso-de-linguagem-neutra-no-plano-nacional-de-cultura.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco 11 94757-0148 - Diretor Pastor Joeslly

Top 10

top1
1. Senhor Antônimo

Aline Barros

top2
2. O bom Samaritano

Anderson Freiri

top3
3. Profetizo

Regis Danese

top4
4. Fica Tranquilo

Antonia Gomes

top5
5. Um novo Vencedor

Damares

top6
6. Deus e eu

Leandro Borges

top7
7. Penielr

Fernanda Brum

top8
8. Até aqui eu cheguei

Voz da Verdade

top9
9.

Midian Lima

top10
10. Deus é Deus

Delino Marçal


Anunciantes